sábado, 12 de março de 2011

Amizade entre as mulheres


Sempre ouvi dizer que os bons amigos se vêem nos maus momentos. Quando estamos tristes, desamparados, desanimados ou quando estamos a precisar de algo urgente. Vemos os amigos quando eles permanecem junto de nós nos momentos de aflição, pela a sua paciência, o seu apoio e o quanto nos fazem sentir melhor.

Eu concordo que os bons amigos não nos deixam ficar mal nessas más alturas, mas cada vez mais acho que os bons amigos se vêem nas "boas alturas". Um bom amigo aprecia e fica contente com o que de bom nos acontece. Não nos tenta calar quando lhe estamos a contar algo de bom que nos tenha aparecido ou acontecido. Não nos "roga pragas mentalmente" quando lhe revelamos uma grande novidade. E aí é que está a dificuldade. Porque muitas vezes os amigos a que chamamos de amigos estão lá quando precisamos, mas tornam-se ausentes, invejosos, gananciosos e as vezes até, venenosos nos bons momentos. Para mim, são amigos incompletos.

A inveja, nessas boas alturas, é difícil de controlar ou pelo menos, é difícil não a ter. Mas sabemos bem distinguir a inveja saudável da inveja venenosa e isso faz toda a diferença!

(Sobretudo quando se trata de amigas)